tingir-renda-com-cha-1

Como tingir rendas com chá.

Para tingir  rendas com chá é importante que seja de algodão, para que a cor fixe na fibra e não saia com a lavagem. Rendas sintéticas, botões, ziper e outros materiais não naturais, vou mostrar como fazer em outro post.

O chá preto é o de cor mais intensa mas pode ser usado outros como camomila que oferece um tom amarelado bem bonito, porém mais suave. Vale a pena também fazer outras experiências com cascas de cebola, romã, beterraba e vários outros vegetais com tonalidades fortes.

A quantidade de chá a ser usada vai depender da cor desejada, eu costumo colocar 1 colher de sopa de chá preto, ou mate, para um copo americano de água.

Preparo: tingir rendas com chá.

1-Deixe de molho a peça em uma água bem quente com detergente neutro por 40 minutos (veja dica de como fazer detergente neutro clicando aqui).

2-Retire do detergente e enxague bem.

3-Coloque para ferver o chá, na proporção de 1 colher de chá para 1 copo americano de água e deixe ferver por 40 minutos e coe.

4-Volte a ferver, agora junto com a renda de algodão e deixe ferver por mais 40 minutos.

 

tingir-renda-com-cha-2
tingir-renda-com-cha-2
tingir-renda-com-cha-3
tingir-renda-com-cha-3
tingir-renda-com-cha-4
tingir-renda-com-cha-4

Depois de 40 minutos, a peça já estará com esse tom, mas não se assuste, depois de seca, vai clarear bastante e ficar com aquele lindo tom natural.

 

 

Se desejar incluir outros tecidos de algodão em seus trabalhos, pode tingir no mesmo tom, porém, para tingimento em tecido vou fazer um post exclusivo pois a técnica e a quantidade de chá muda e é fundamental esse procedimento para que tenha a durabilidade, mas se seu objetivo é apenas a renda, esse processo garante um resultado maravilhoso!

Já fiz experiências com vários materiais, inclusive metálicos, fica com tons de ferrugem muito interessantes. Gosto de causar manchas e formas inusitadas em meus trabalhos, acho que tudo isso provoca esse ar tão envelhecido que combina muito bem com peças vintage.

 

Se vai tingir rendas com chá para utilizar a peça, em uso constante com muitas lavagens, se recomenda repetir o processo depois de algum tempo, mas se for usar apenas de forma decorativa como garrafas e outros objetos, isso não será necessário.

Tingimentos com tintas industrializadas têm processos diferentes, se desejar ver alguns trabalhos que fiz, clique aqui.

Se gosta de estamparia, moda e customização, deixe seu comentário, e assine para receber mais dicas por e-mail.

Abraços e até a próxima!