customizar-camiseta-com-tie-dye-2

Customizar camiseta com tie dye

Customizar camiseta com tie dye, pense nessa ideia! O tie dye é uma técnica muito antiga, significa amarrar e tingir, e também pode se usar elementos como pedras madeira e outros objetos com volume para causar efeitos diversos. Customizar sua camiseta é fácil e divertido! ah, e está na moda!

Povos africanos, asiáticos, peruanos e outras civilizações já faziam uso dessa forma de estampar tecidos a muitos anos, mas no início da década de 60 o movimento Hippie nos Estados Unidos tornou muito popular o tie dye, conferindo a ele uma forma de expressão no vestir.

Hoje marcas famosas adicionam em seus catálogos peças com esse tipo de estampa, confira:

tie-dye-moda
tie-dye-moda

As tintas a serem usadas para o tingimento não devem interferir no processo de caimento, elas devem tingir o fio e não fazer uma camada sobre ele, o que é o caso das tintas de tecido. O correto são as tintas de tingimento e não de pintura. Você encontra em casas de artesanato com facilidade uma marca antiga Guarany, usada sob fervura, e também as tintas reativas, que não necessitam fervura e são de melhor fixação.

Minha paixão pelas técnicas antigas de tingimento vem de longa data, e de um tempo para cá, venho realmente focando muito no assunto e fazendo inúmeras pesquisas, criei esse blog justamente para falar disso, veja outros trabalhos aqui.

Como tirar a cor de uma camiseta escura para tingir com uma cor clara?

Para fazer um trabalho como tie dye ou uma estampa colorida, muitas vezes é preciso remover uma cor escura para aplicar cores mais claras e que se harmonizem na mesma estampa. Isso é possível e fácil fazer! Fiz um vídeo mostrando, inclusive se a roupa tiver manchas de água sanitária, qual a melhor forma de resolver o problema, assista:

 

Muitas vezes a camiseta está em perfeito estado, mas já desbotou ou queremos customizar com tie dye, por exemplo ou até mesmo apenas uma cor nova uma “cara” diferente. Com tintas reativas, o processo é rápido e econômico, já que não necessita ferver durante quase uma hora, a fixação é feita por tempo e isso é perfeito, enquanto uma repousa você já vai preparando outras peças, bom né?!

Eu fiz esse semana duas peças, um vestido e uma camiseta, e poderia ter feito muito mais, já que é um processo bem rápido mesmo.

Essa camiseta tingi em verde e preto, mas como retirei toda a cor da camiseta, eu poderia ter tingido mesmo com um tom claro, como amarelo, rosa…

customizar-camiseta-com-tie-dye
customizar-camiseta-com-tie-dye

Reciclar é muito bacana e com certeza a natureza agradece! Você também gosta de customização, estamparia e moda? Te convido a ficar aqui comigo e assinar a newsletter do blog para receber novidades, vai ser bom ter sua companhia por aqui! Deixe um comentário!

 

Abraços criativos!