É possível tingir jeans em casa?

É possível tingir jeans em casa? essa é a pergunta que muita gente faz. As vezes, temos uma peça que veste tão bem e que ainda está em bom estado o tecido, porém com uma cor já bastante desbotada de forma desigual deixando a peça sem vida.

Pra falar a verdade, já fiz várias tentativas com corantes diretos, mas nenhum me deixou satisfeita, sempre achei que deixou aquela aparência de tentativa “frustrada” de melhorar uma coisa, e tá aí uma coisa da qual não gosto, prefiro criar uma identidade própria na peça, uma customização, algo único e com a intenção clara do que de fato eu quis fazer.

Customizar um jeans com cores alegres, como verde claro, rosa, lilás, dão um aspecto bonito e muito pessoal, sem aquela “cara forçada” de voltar a ser um jeans azul.

E porque não dá certo? Bem, depois que comecei a estudar e fazer cursos sobre tingimento, e passei a usar as tintas reativas, tive contato com pessoas mais profissionais, e pude finalmente entender porque não é possível conseguir um bom resultado com o tingimento de jeans em casa. Fui direto a um profissional da indústria, um químico na área, e me deu a seguinte explicação:

“O índigo (corante usado em tecidos jeans) é um tipo de corante insolúvel em água, e para tingi-lo é necessário um procedimento para solubilizar antes. Esse procedimento, envolvem vários produtos químicos como a soda cáustica, cloreto de sódio, hidrossulfito de sódio, ácido sulfúrico e nitrito de sódio, além disso, é um processo complexo que exige muito conhecimento e atenção por parte do tintureiro.

Grandes indústrias e empresas de tinturaria com equipamentos adequados e formas de recuperação da água, pois com tantos produtos químicos não se pode descartar esses resíduos de qualquer forma, é necessário um esquema adequado.

E então, tingir ou não tingir o jeans em casa?

Acho que a resposta à pergunta: É possível tingir jeans em casa? Para mim ficou muito clara, não, não é possível, pelo menos com uma boa qualidade.

Explico no vídeo abaixo esse ponto de vista:

Como eu disse acima, há pelo menos duas marcas, que vendem no mercado corantes diretos (produto fácil encontrar em supermercados e lojas de artesanato) Comercializam um corante que prometem tingir o tecido jeans, mas eu testei duas das mais famosas e realmente nenhuma me convenceu, achei a qualidade muito ruim, mas como sempre digo, em estamparia, vale a pena sempre fazer experiências. Acho para ter sua própria opinião vale a pena comprar os produtos e fazer teste.

Dois pontos muito importantes antes de começar qualquer tipo de tinturagem:

-Verifique se seu tecido é 100% algodão ou se tem algum tipo de mistura na fibra. Nenhum corante tinge todos os tipos de fibra.

-E deixe seu tecido com uma cor homogênea para que não fiquem manchas na peça, veja o processo  clicando aqui.

Aqui no blog Falarei muito das tintas reativas, pois depois que comecei a trabalhar com esse material, tudo mudou, como não necessita fervura, é muito mais rápido e econômico todo o processo.

Se você também gosta de estamparia, moda, tintura e customização, convido para me fazer outras visitas assinando a newsletter do blog e deixando uma mensagem para mim.