moda-ecologica-sustentabilidade

Moda ecológica ou sustentável.

Moda ecológica ou sustentável é hoje uma necessidade e não modismo!

Moda ecológica ou sustentável é uma coisa que eu faço desde a infância, só que na época não sabia que tinha esses nomes, eu só sabia que era taxada como uma menina “pão dura”, “mão de vaca”, “sovina”, toda vez que eu preferia reformar uma coisa a joga-la fora.

Para mim, algo reformado, sempre teve gosto especial. Tinha história por trás daquilo, além disso, tinha pena de jogar fora algo que sabia que poderia virar um tesouro depois de trabalhado. Por isso, aprendi várias técnicas de artesanato, costura, pintura em tecido, madeira, metais, e por aí vai!

Hoje, se fala em sustentabilidade, se vê a necessidade de uma vida mais ecológica para a preservação do planeta e garantia de que as próximas geração não sejam “engolidas” pelo lixo que produzimos hoje.

Criar um ambiente limpo, livre de tanta tralha, é uma prova de amor, quem ama cuida, protege, ampara. É esse o pensamento que felizmente muitos já vem cultivando.

Precisamos pensar que o consumismo desenfreado só aumenta a quantidade de lixo. Ao invés de jogar fora uma calça jeans, porque não transforma-la em algo útil e cheio de personalidade?

Eu fiz um vídeo mostrando como transformar um tecido usando água sanitária, eu gosto muito dessa técnica porque é possível dar uma cara nova a uma velha peça, que quiser ver clique aqui.

Sustentabilidade vai muito além de reformar algo, várias coisas compreendem esse conceito:

1-Respeitar quem trabalha duro na lavoura produzindo produtos sem agrotóxicos.

2-Produtos feitos com matéria prima renovável, como árvores de reflorestamento.

3-Processos de produção não agressivas ao meio ambiente, como tecidos tingidos de forma artesanal, onde as tintas podem ser naturais, ou a água usada tratada antes de descartada.

4-Salários justos aos trabalhadores das empresas.

5-Parcerias colaborativas em comunidades de baixa renda, favorecendo a inclusão social.

6-Nunca usar o trabalho infantil, lugar de criança é na escola.

7-Uso de resíduos de empresas para fabricação de novos produtos.

8-Usar o conceito slow fashion, valorizando o trabalho artesanal e cuidadoso de cada artesão.

Até a próxima!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *